header-photo

Viagem - Abrolhos

A fama de Abrolhos é bem antiga. O conjunto de ilhas vulcânicas já foi citado no diário do evolucionista Charles Darwin, nos escritos do pesquisador Jacques Cousteau e do navegador Américo Vespúcio - todos embasbacados com a beleza única do arquipélago baiano. Com seus enormes bancos de corais, facilmente visíveis através das águas rasas e cristalinas do oceano Atlântico, o lugar é um pedacinho do Caribe em pleno litoral brasileiro.

Além disso, uma infinidade de peixes tropicais, crustáceos e moluscos transformaram o mergulho no esporte oficial da região. Abrolhos é considerado por muitos especialistas, aliás, um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo. A diversão é garantida pelos naufrágios - como o ex-cargueiro italiano Rosalina, hoje morada de barracudas e outros peixes. Mergulhar nas cavernas de Siribas também é uma experiência inigualável - mas exclusiva para os já iniciados. Para quem ainda está começando, a submersão na enseada de Santa Bárbara é aberta a todos. A ilha também abriga um farol de 22 metros, importado da França por D. Pedro II para evitar que os navios desavisados caíssem nas armadilhas da geografia de Abrolhos. Nessa plataforma continental - situada em Caravelas, no extremo sul da Bahia - a profundidade das águas varia bruscamente entre 50 e 400 metros, para o azar dos navegadores e sorte dos viajantes.

O parque nacional marinho é berçário de tartarugas, mamíferos e diversas aves, como o atobá e o rabo-de-palha. No verão, o espetáculo fica por conta das baleias jubarte, que procuram Abrolhos entre julho e novembro e fazem dele refúgio seguro para seus rituais de acasalamento. O acesso às ilhas é feito através de embarcações cadastradas pelo Ibama a partir de Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. Se não sentir vontade de ir embora (o que tem grandes chances de acontecer), você pode dormir em algumas escunas que ficam ancoradas no lugar e oferecem serviço de pernoite. A maior parte das atividades, principalmente as trilhas, conta sempre com a presença de guias do Ibama. Eles dão informações sobre a natureza e história de Abrolhos e cuidam para que o paraíso seja preservado.


Fonte: Grupo Viagem

0 comentários: