
Norte da Califórnia, começo dos anos 1970. Um grupo de mais ou meno 100 jovens ciclistas invadem quase que diariamente as estradas nos arredores da cidade de Marin. O azul do Oceano Pacífico cintila sob o sol forte, enquanto morros de uma vermelhidão arenosa convidam à aventura. A diversão daquele grupo de pessoas era empurrar as bikes montanha acima e descer a toda velocidade. Mas algém ali queria mais. "Queria subir pedalando também", diz Gary Fischer, o sujeito que, em 1974, criou a primeira bicicleta off-road do mundo, com freios, manetas e cabos próprios de motocicletas, senalizadores nas rodas, assento esportivo e aros alongados, entre outros detalhes. Apesar dos quase 20 quilos, essa foi a primeira bike capaz de subir montanhas com a mesma destreza vista nas descidas.
Para Gary e para a mountain bike, esporte do qual ele é tido como um dos fundadores, isso foi só o começo. Como atleta, ele quebrou inúmeras marcas

"O que está por vir no mundo das bikes é fantástico", assegura. Para Gary, num futuro próximo as pessoas vão pedalat mais, usarão menos carros e com isso terão mais saúde e qualidade de vida. A poluição atmosférica irá diminuir e as empresas automobilísticas poderão enfretar um colapso não imaginado.
Exagero??? Bem, foi o que disseram sobre subir montanhas pedalando!!!
Fonte: Revista Terra
0 comentários:
Postar um comentário