header-photo

Revolução em Duas Rodas - Gary Fisher

Perto de completar 60 anos, o Pai do Mountain Bike ainda pedala no sul da Califórnia, pensa em inovações e para o esporte e segue convicto de que o futuro do planeta chegará de bicicleta!

Norte da Califórnia, começo dos anos 1970. Um grupo de mais ou meno 100 jovens ciclistas invadem quase que diariamente as estradas nos arredores da cidade de Marin. O azul do Oceano Pacífico cintila sob o sol forte, enquanto morros de uma vermelhidão arenosa convidam à aventura. A diversão daquele grupo de pessoas era empurrar as bikes montanha acima e descer a toda velocidade. Mas algém ali queria mais. "Queria subir pedalando também", diz Gary Fischer, o sujeito que, em 1974, criou a primeira bicicleta off-road do mundo, com freios, manetas e cabos próprios de motocicletas, senalizadores nas rodas, assento esportivo e aros alongados, entre outros detalhes. Apesar dos quase 20 quilos, essa foi a primeira bike capaz de subir montanhas com a mesma destreza vista nas descidas.

Para Gary e para a mountain bike, esporte do qual ele é tido como um dos fundadores, isso foi só o começo. Como atleta, ele quebrou inúmeras marcas americanas e mundiais, vencendo torneios de forma incansável. Como atleta, ele quebrou inúmeras marcas americanas e mundiais, vencendo torneios de forma incasável. Como invento, foi um dos pioneiros no uso de marchas e dos amortecedores dianteiros. "Para mim, é muito mais do que pedalar: é comungar com algo maior", revela, sempre risonho e simpático. Hoje, com quase 60 anos ele segue pedalando e inovando.

"O que está por vir no mundo das bikes é fantástico", assegura. Para Gary, num futuro próximo as pessoas vão pedalat mais, usarão menos carros e com isso terão mais saúde e qualidade de vida. A poluição atmosférica irá diminuir e as empresas automobilísticas poderão enfretar um colapso não imaginado.

Exagero??? Bem, foi o que disseram sobre subir montanhas pedalando!!!





Fonte: Revista Terra

0 comentários: