header-photo

Ecoturismo salvando as belezas naturais!

Infelizmente, em algumas áreas do planeta em que a natureza revela toda a intensidade e a beleza, só o dinheiro faz com que o Homem não destrua tudo ao seu redor. Felizmente, por outro lado, poder lucrar com paisagens exuberantes logo ali ao lado de casa educou quem nem imaginava que uma árvore ou um rio fossem a saída para os problemas.


COSTA RICA: TURISMO COMO PRIORIDADE NACIONAL

A Costa Rica parece ser um país de bem com a vida: o turismo é a sua principal fonte de receitas e isso reverte em qualidade de vida para a população. A explicação? Uma feliz conjunção de geopolítica, geografia e senso de oportunidade.

Desde que se desmilitarizou, na década de 1970, passando a viver sob o guardachuva norte-americano, a pequena nação centro-americana teve forças e iniciativa para concentrar esforços e investimentos na área social.

O sistema de unidades de conservação também foi privilegiado, resultando na proteção oficial a cerca de um quarto do território de 51 mil quilômetros quadrados, recorde mundial em termos relativos. São 160 unidades de conservação e, dentre elas, 32 parques nacionais. Para se ter uma idéia, 8% das terras brasileiras são áreas protegidas.

E a diferença não menos gritante é que os parques costarriquenhos funcionam de fato. Parques como o Tortuguero, o Volcán Arenal, o Volcán Poás e o Manuel

Antonio dispõem de acessos monitorados, trilhas demarcadas, placas explicativas, banheiros e refúgios, tudo em perfeito funcionamento. Estrangeiros em geral devem desembolsar o dobro que os costarriquenhos pagam para ter acesso a esses parques.

Pesquisa do Instituto Costarriquenho de Turismo revelou recentemente que a cordialidade do povo da Costa Rica é o que mais agrada aos turistas. Não é de se estranhar que eles tratem bem a maior fonte de seu bem-estar.



Fonte: Go Outside

0 comentários: