header-photo

Vôo em Parapente

O parapente é um esporte que chama atenção pela sua versatilidade.

Se fizermos uma análise no aspecto técnico veremos que o parapente é a aeronave que tem a menor velocidade de deslocamento possível. Em termos práticos, isto significa muita suavidade tanto para decolar, pousar, quanto para voar.

O vôo de ascendente dinâmicaPopularmente chamado de vôo de lift pelos pilotos, este tipo de vôo é praticamente o mais comum, mais fácil e praticado no mundo todo. Consiste em aproveitar o desvio para cima que o vento faz ao passar por uma montanha e utilizar a corrente ascendente resultante para permanecer voando sem perder altura.É fácil entender, já que o parapente é um tipo de planador e, conseqüentemente, não possui propulsão - ele está sempre descendo se o ar não se move verticalmente.

Neste caso, o ar está se movendo para cima forçado pela saliência da montanha criando uma espécie de colchão de ar que serve de sustentação extra para o parapente.Uma vez que está ventando, a velocidade em relação ao solo é muito baixa (naturalmente quando o piloto voa contra o vento, já que quando voa a favor, tem a velocidade aumentada; veremos isto a seguir), tornando o vôo de lift muito suave e agradável. Imagine você pendurado no céu a cerca de duzentos metros de distância de uma linda montanha com um maravilhoso final de tarde, num vôo absolutamente liso e confortável.

Dá para passar todos os momentos de sua vida em revista numa hora destas.Durante o vôo de lift, dependendo das condições da decolagem, é possível aproximar-se das pessoas na rampa como que flutuando sobre elas, inclusive efetuando pousos na própria rampa de onde você decolou. Dá para imaginar que excitante deixar o chão como que erguido aos céus, ficar um tempão curtindo a paisagem e depois fazer uma manobra e retornar exatamente para o mesmo local de onde você saiu?

Brincadeiras como entregar objetos ou tocar as mãos dos pilotos que se aproximam da rampa são muito comuns. Tudo isto faz do vôo de lift uma delícia que apaixona qualquer pessoa seja ela aficionada ou não do esporte.


Fonte: 360°

0 comentários: