header-photo

Como faço para começar no trekking?

Dúvida: Gosto de atividades relacionadas com a natureza e descobri através da internet a modalidade do trekking. Acho que me encaixaria muito nesse tipo de caminhada. Moro em Brasília e gostaria muito de contatar um grupo de trekking para ingressar nessa atividade como iniciante. Como faço para participar? Quem devo procurar?

Resposta: Inicialmente, é importante esclarecer que devemos dividir o trekking em dois grandes grupos: o trekking esportivo e o trekking como forma de lazer (não que o trekking esportivo também não seja um lazer). Em geral, toda caminhada regular, em ambientes naturais e com período determinado, pode ser considerado um trekking.

Dentro do trekking esportivo também existem as subdivisões como, por exemplo, os trekkings de velocidade (corrida de aventura, corrida de montanhas, orientação) e o trekking de regularidade (enduro a pé).

O trekking de regularidade é o mais indicado para os iniciantes e pode ser praticado em grupos/equipes. Comece praticando com empresas/organizações idôneas, procure referências, históricos, composição da equipe de trabalho, etc. Infelizmente hoje, por exemplo, é comum encontrar praticantes e ou ex-praticantes que simplesmente resolvem "montar" um prova, sem qualquer critério técnico e respaldo jurídico.

Os principais eventos de trekking estão concentrados na Região Sudeste e também onde estão a maior parte dos praticantes. Felizmente o esporte vem sendo difundido nas mais diversas regiões do país. Não temos conhecimento e referências de campeonatos na Região de Brasília, portanto seria interessante, antes de mais nada, buscar referências. Pesquisando em sites especializados e com outros profissionais da área, encontramos algumas competições como o Circuito Tocantinense de Enduro a Pé. Seguem alguns sites para busca e referência: www.northbrasil.com.br, www.abrapep.org, www.abeta.com.br e www.enduroape.com.br.

Resposta concedida por Ricardo Yugi, praticante de enduro a pé, diretor da NORTHBRASIL Sports & Outdoor Training, empresa especializada em treinamento corporativos outdoor e organizadora de um dos maiores circuitos de Trekking do Brasil, a COPA NORTH de Enduro a Pé (www.northbrasil.com.br).

Fonte: Site Webventure

1 comentários:

Anônimo disse...

Uma trilha bem legal para se fazer é no RS, ali onde ficam os CANIONS !!!

Incrivel para quem começa e mesmo para os mais experientes.

No google tem vários roteiros.