
A Ilha do Mel está localizada no litoral do estado do Paraná, pertence a cidade de Paranaguá, distante 130km de Curitiba. Em 1992 foi elevada a condição de Reserva da Biosfera pela UNESCO. Aproximadamente 95% de sua área é considerada de preservação ambiental, guardando manguezais, restingas, brejos litorâneos, caxetais e Floresta Atlântica, transformados em Estação Ecológica e Parque Nacional.
De acordo com a Organização, esta será uma das mais belas provas já organizadas pela Naventura Eventos e Turismo.

O povoamento da Ilha começou em 1767, com a construção da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra por ordem de Dom José I, com o objetivo de garantir a segurança da região e do porto por onde eram embarcados produtos extraídos do continente, como a madeira, erva-mate e o ouro. Dessa maneira foi se dando a ocupação e formando pequenos vilarejos. Em 1872 foi erguido o Farol das conchas, por ordem de Dom Pedro II, com a finalidade de orientar os navegadores da região.
O Farol é todo feito em ferro fundido e considerado uma das grandes obras de engenharia da época. Sua escadaria com centenas de degraus levam a um dos mais belos locais de nosso litoral, que proporciona visão a todo a região e serra do mar.
Em 1992 durante a Conferência ECO 92 realizada no Rio de Janeiro, a ilha foi elevada a condição de Reserva da Biosfera, preservando assim as belezas naturais, fauna e flora da região, sendo a sua administração entregue ao Instituto Ambiental do Paraná - IAP.
Visando a conservação deste patrimônio, algumas restrições foram impostas. Foi necessário disciplinar o acesso à ilha, que compreende uma área de 2.762 hectares de mata totalmente preservada dentro de um perímetro total de 35 kms, através de um cadastro.

Atualmente existe restrição quanto ao número de visitantes, limitando-se em 5000 pessoas simultaneamente. O camping fica restrito a locais determinados e as autoridades fiscalizam com rigor qualquer atitude que venha comprometer o equilíbrio ecológico do lugar.
Fonte: Corridas de Montanha; Ilha do Mel
0 comentários:
Postar um comentário