header-photo

Começando a Mergulhar


Mergulhar é a fascinação do homem em explorar o mundo submarino. Apesar de estar tão presente em nossa vida, o mar ainda é o maior, mais intrigante e desconhecido habitat terrestre. Porém, para praticar o mergulho devem-se tomar alguns cuidados básicos.

Hoje, o mergulho é um esporte praticado em todo o mundo e o número de adeptos cresce cada vez mais. Os amadores do mergulho devem obedecer às regras de segurança, principalmente quando fazem apnéia (imersão sem o uso de aparelhos).

É bom lembrar que não se pratica mergulho em apnéia sozinho, mesmo que seja em piscina ou por simples brincadeira. Sempre mostre a sua presença, diga quando irá partir e quanto pretende atingir em cada mergulho.
Os riscos mais comuns são o barotrauma de ouvido e o ocular, e sem dúvida o mais temido é o apagamento. Para prevenir esses problemas não negligencie a compensação dos ouvidos. Se tiver problemas para compensar os ouvidos, descanse um pouco antes de uma nova tentativa.

Se o problema persistir, pode ser sinal de uma gripe, resfriado ou outra ocorrência clínica. É bom consultar um médico. Outra dica é não soltar o seu ar dentro da água, pois as bolhas podem ser interpretadas como sinal de apagamento.


Fonte: Click Aventura

0 comentários: