header-photo

Tipos de escalada

Escalar em Top rope - Suspende-se o meio da corda no topo de um penedo através das sangles. Numa ponta encorda-se o escalador e, na outra, o segurador coloca a corda no dispositivo de segurança ( Oito ou Grigri). A escalada progride como que em suspensão. Se o segurador puxar a corda pode até içar o escalador... Não há quedas de impacto, há apenas um escorregamento. O Top rope é utilizado para aprendizagem ou para o estudo das vias.

Escalar à frente - Numa ponta da corda encorda-se o escalador e a uns três metros no corpo da corda, o segurador coloca o dispositivo de segurança.O escalador inicia a escalada enquanto que o segurador vai dando corda. Assim que o escalador chega a um ponto de amarração ( ancoragem) na rocha, coloca uma express e passa logo a corda pelo outro mosquetão da express. Parece complicado, mas aprende-se vendo e fazendo.Neste tipo de escalada existe a possibilidade de queda quando o escalador está entre dois pontos de segurança. Só o ponto de segurança anterior e em baixo dele o sustém da queda.

Escalada em Boulder - É escalada dos técnicos e da habilidade não é necessária a corda. São vias baixas que exigem passos de extrema força e agilidade e há sempre o colchão ou o amigo para proteger as quedas . Praticam-se também Boulders em comprimento "travessias". Pode ser efectuada em rocha ou em rocódromos.

Escalada artificial - É a escalada pura semelhante a escalar à frente. Só que aqui, é mesmo à frente ! Durante a subida o escalador vai colocando os seus pontos de segurança, porque não existem instalados na via . Recorre-se a dispositivos especiais, por onde se faz correr a corda . O escalador, além de se apoiar na rocha, utiliza também artifícios de suspensão e subida que não deve deixar para trás. As quedas na escalada artificial são extremamente perigosas, porque os pontos de ancoragem são o resultado de uma solução imediata dependente do local. Por vezes tem só efeito psicológico...

Fonte: Climbing

0 comentários: