header-photo

Mergulho - Explore o universo de beleza embaixo da água


Mais do que um esporte de aventura, o mergulho é uma atividade de exploração e integração com o universo existente embaixo da água. A atividade pode ser realizada no mar, em cavernas alagadas, lagos ou rios.

Basicamente são duas modalidades: Mergulho Livre e Autônomo. Livre, pode ser em flutuação, respirando na linha-d´água com um canudo; ou em Apnéia, modalidade mais esportiva, em que o praticante permanece debaixo d'água utilizando apenas o ar dos pulmões. Autônomo, o praticante utiliza cilindros de ar para respirar, variando entre o Mergulho Recreativo, Técnico e Profissional.

Principais benefícios: Trabalha braços, pernas, glúteos e panturrilha. Aumenta a resistência física, diminui a tensão e a ansiedade. Melhora o seu humor e aumenta a auto-estima.

Equipamento básico: Para o mergulho livre, apenas máscara, nadadeira e canudo. Para o autônomo, é necessário também o uso de cilindro de ar comprimido, roupa de neoprene, colete equilibrador, regulador e cinto de lastro.

Os melhores points: Fernando de Noronha (PE); Abrolhos (BA); Arraial do Cabo, Búzios, Parati e Angra dos Reis (RJ); Guarapari (ES); Bonito e Jardim (MS); Superagüi (PR); Santos, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião (SP); Florianópolis (SC).

Curiosidade: Inicialmente, eram usados os pesados e volumosos escafandros para um breve vislumbre do desconhecido mundo submarino. Depois, o oceanógrafo francês Jacques Cousteau desenvolveu o cilindro de ar comprimido, equipamento que revolucionou o mergulho autônomo em todo o mundo.

Fonte: Boa Forma



Para produtos esportivos, acesse Alacran, www.alacran.com.br

0 comentários: