header-photo

Diminuindo o impacto durante o ecoturismo e aventura

Crescente procura pelo ecoturismo aumenta necessidade de conscientização sobre mínimo impacto Na hora de praticar uma atividade ao ar livre, em contato com o meio ambiente, é fundamental cuidar dos locais por onde se passa, não só das trilhas, como das áreas de acampamento.

Preocupada em melhorar a conscientização do público que busca o ecoturismo e aventura, a campanha 'Pega Leve!' é mais uma forma de garantir o bom uso das trilhas e acampamentos limpos. É um programa voltado à convivência responsável com o ambiente natural, dedicado a construir a conscientização, apreciação e, além de tudo, o respeito por nossas áreas naturais. Resumindo, é uma ética que orienta a conduta adequada do cidadão consciente da importância da conservação da biodiversidade no Brasil.

A necessidade de difundir a ética e as práticas de mínimo impacto surge ainda mais com o aumento crescente de visitantes ao ambiente natural. Assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação e ecoturismo, respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.
Entre os benefícios diretos que se pode proporcionar com essa nova atitude estão a contribuição à sustentabilidade dos destinos ecoturísticos, a possibilidade de diversificação de atividades pela minimização dos impactos inerentes, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência de conservação e respeito ao meio ambiente.

A Campanha de Mínimo Impacto para Visitação em Áreas Naturais é organizada pelo CEU - Centro Excursionista Universitário, e está entrando em nova fase para atingir o público que pratica e que trabalha com atividades relacionadas com a visitação em áreas naturais e com ecoturismo. Nessa tarefa, possui ainda o apoio do WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza).

Fonte: WebVenture

0 comentários: