header-photo

Conheça as 15 montanhas mais espetaculares para a escalada

Entre as quinze formações rochosas consideradas as mais bonitas e difíceis de se escalar do mundo, existem duas localizadas no Brasil, Agulha do Diabo e o Monte Roraima. Confira a lista feita pelo site Hottnez.com:

15ª - Meteora, Grécia - A formação rochosa, conhecida como “rocha suspensa”, está localizada entre o rio Peneios e as Montanhas Pindus. Os mosteiros que lá estão são cercados por pilares de rochas naturais de arenito. Considerado patrimônio mundial pela Unesco, a região abriga seis mosteiros e um dos locais mais importantes pelo seu potencial de escalada.

14ª - Dead Horse Point – Utah, Estados UnidosLocalizado no Parque Nacional Canyonlands, o Dead Horse Point é conhecido mundialmente pelas cenas do filme Missão Impossível, com Tom Cruise. Junto ao rio Colorado, a montanha possui características topográficas interessantes, como descidas do planalto por três lados. Mas a região é pouco visitada por turistas por conta da aridez do clima e a falta de água e alimentos.

13ª - Spider Rock – Arizona, Estados UnidosCom 224 metros, a Spider Rock é formada por arenito vermelho, encontrado no Parque Nacional do Arizona (EUA), no Canyon de Chelly. A rocha, que se parece com prédios, foi formada há cerca de 230 milhões de anos pelas camadas de areia da região levadas pela força do vento. O nome (Pedra Aranha) vem de lenda norte-americana

12ª - Shiprock - Novo México - A partir de uma erupção vulcânica e formada por basalto e magma solidificado, a Shiprock possui 600 metros e 500 de diâmetro, pode ser visto de longe por escaladores e turistas. A área com formações vulcânicas compreende o Arizona, Utah e Colorado, nos Estados Unidos.

11ª - Agulha do Diabo – Rio de Janeiro - No Brasil, a Agulha do Diabo fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, e está na 11ª colocação entre as rochas mais espetaculares para escalada. Com 2.050 metros, é considerada uma das mais complicadas de realizar qualquer tipo de atividade por conta de obstáculos naturais.


10ª - Las Torres de Vajolet - Alpes Italianos -Las Torres de Vajolet possui uma beleza incomparável. Mas a beleza não pode impressionar os escaladores, que possuem a rota Arete Delago como a mais conveniente para alcançar o topo.

9ª - Prekestolen - Forsand, Noruega - A rocha Preikestolen or Prekestolen, conhecida também como Pregador do Púlpito ou Púlpito Rock possui 604 metros e no topo é plano, com 25 por 25 metros, que explica o nome dado à pedra. É umas das atrações turísticas da Noruega que já atraiu 95 mil pessoas em uma caminhada de cerca de 4 quilômetros.

8ª - El Capitan - Yosemite National Park, Califórnia, Estados Unidos - “O Capitão”, apesar dos seus 900 metros, tem uma das ascensões verticais mais desafiadoras. Localizado no Parque Nacional de Yosemite, possui ao lado das cataratas uma trilha que leva a um precipício, mas a grande dificuldade encontrada é a formação da pedra: granito, que possui mais de 100 milhões de anos e não possui ‘fendas’.

7ª - Monte Thor - Ilha Baffin, Canadá - Considerado o mais alto precipício vertical do mundo, o Mount Thor fica no Parque Nacional Auyuittuq, no Canadá. Com 1.675 metros de altitude e 105º de ângulo vertical, é uma das rochas preferidas pelos escaladores.

6ª - Monte Roraima – Venezuela, Brasil, Guiana - Entre três paises da América do Sul, Venezuela, Guiana e Brasil, está localizado o Monte Roraima, com 2.810 metros. Esta é uma das formações geológicas mais antigas do mundo e está situado no Parque Nacional Canaima, na Venezuela. Para alcançar o cume, a longa caminhada pode durar cerca de dois dias. Sua formação geológica é chamada de meseta, uma espécie de chapada.

5ª - Bugaboo Spire - Columbia-Kootenay, Canadá - Entre as geleiras Vowell e a geleira Crescente encontra-se o Bugaboo Spire, uma das rochas mais famosas do Canadá. Com 3.204 metros e formação de granito, possui duas vias: Northeast Ridge e Rota Kain.

4ª - Las Torres, Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia, Argentina - Com montanhas, geleiras, rios e lagos ao seu redor, Las Torres, na Patagônia, tornou-se um dos pontos turísticos. No Parque Nacional Torres Del Paine também há o maciço Paine. Os alpinistas, ao chegar no topo, podem apreciar a vista do vale com as diferentes formações rochosas.

3ª - Saint Matterhorn, Zermatt, Suíça - Com 4.478 metros, o Saint Matterhrn é um dos picos mais altos dos Alpes Suíços. Os primeiros a subir esta formação rochosa foi o britânico Edward Whymper em 1865.

2ª - Cerro Torre - Patagônia, Argentina - As condições climáticas e a dificuldade da subida íngreme acabam “maquiando” os 3.128 metros de altitude para os alpinistas. A Cerro Torre localiza-se nos campos de gelo do sul da Patagônia e o pico desta montanha fica a oeste de Cerro Chalten, região disputada pela Argentina e pelo Chile. Esta é a maior montanha da região, que é composta por mais três formações: Torre Egger, Punta Herron, e Cerro Stanhardt.


1ª - Nameless Tower - Paquistão - Também conhecida como Trango Tower, a Nameless Tower (Torre Sem Nome) está localizada na Geleira Baltoro, no norte do Paquistão. Com 6.239 metros, é a número um entre as mais espetaculares rochas. Lá existem alguns dos maiores penhascos e é considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo. Possui oito rotas diferentes para alcançar o cume, entre elas a Eternal Flame (Chama Eterna).


Fonte: Webventure

E você? Procura por produtos de aventura? Na Alacran tem: www.alacran.com.br

0 comentários: