header-photo

Como escolher a certificadora de mergulho?

Apesar de não haver leis federais para o mergulho, todas as operadoras de mergulho exigem o certificado de todo mergulhador que participar de uma operação. Todas as escolas estão filiadas a uma ou mais certificadoras. Estas certificadoras garantem qualidade do curso e cada entidade escolhe qual “filosofia” seguir, com programas e métodos.

As certificadoras funcionam como organizações de treinamento que fornecem material didático, métodos de ensino e de prática às escolas de mergulho. Geralmente, elas são estrangeiras, mas todo o material é traduzido para o português; entre as medidas trazidas de fora estão as “standards”, regras que os instrutores devem cumprir rigorosamente.

A escolha depende exclusivamente do atleta, pois algumas certificadoras são reconhecidas fora do Brasil, o que permite o mergulhador praticar em qualquer local, sem deixar a segurança e qualidade de lado. O certificado deve ser reconhecido internacionalmente por qualquer operadora.


As certificadoras atuando no Brasil são:

CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, filiada à CMAS - Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas.

GUE - Global Underwater Explorerswww.gue.com

IANTD - Internacional Association of Nitrox and Technical Divers
www.ianted.com

NACD - National Association for Cave Diving
www.safecavediving.com

NAUI - National Association of Underwater Instructors
www.naui.com.br

PADI - Professional Association of Diving Instructors
www.padi.com

PDIC - Professional Diver Instructors Corporation
www.pdic.com.br

Para portadores de deficiência física:

SBMA (Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado), filiada à HSA - Handicapped Scuba Association.intervox.nce.ufrj.br/~sbma


Fonte: Webventure


ALACRAN! Confira as promoções da semana: www.alacran.com.br

0 comentários: