header-photo

Surf - Dica para escolher a sua Prancha

Shaper Sylvio Zampol dá dicas para escolha de prancha


O equipamento mais importante para praticar surf, sem dúvida, é a prancha. E para que o desempenho na água seja bom, a escolha da prancha ideal é muito importante. Para quem está começando no esporte, as pranchas maiores são mais indicadas.

"Quem está começando não tem noção de equilíbrio, nunca ficou deitado em uma prancha. Os iniciantes devem escolher as pranchas com um tamanho e largura bons e deve se preocupar também com a flutuação", explicou o shaper Sylvio Zampol.

Segundo o especialista, quanto maiores as dimensões, melhor vai ser o aprendizado do surfista. "Nesses casos tem uma prancha que é bastante indicada, a funboard. Ela é maior que a pranchinha e menor que o longboard", disse.
E depois que o surfista já tem um bom desempenho no mar e quiser trocar a sua prancha para ter mais agilidade, Zampol aconselha a procura de um profissional. "O ideal é sempre procurar uma pessoa que entenda, um shaper ou mesmo os especialistas que muitas lojas de surf têm à disposição. Eles são as pessoas mais indicadas para ajudar a escolher a prancha ideal".

As pranchas são medidas em pés e polegadas. Um pé equivale a 30,48 cm, enquanto que uma polegada a 2,54 cm. Para saber qual o tamanho de uma prancha em metros é necessário multiplicar o primeiro numero por 30,48cm , e o segundo por 2,54cm. Depois, para obter o resultado em metros, basta dividir o resultado por 100. Por exemplo, se uma prancha mede 7'.5". Fazendo as contas, o total em metros é 2,26 metros.

Outro fator importante na escolha da prancha é o peso. Na hora da escolha, o surfista deve ficar atento e optar por uma prancha que suporte um peso máximo superior ao seu.

O material da prancha também é importante na escolha. Existem dois tipos no mercado, a de poliéster e a de resina epóxi e de isopor. Para Zampol a diferença entre as duas está somente no preço. "As pranchas de epóxi e isopor são mais caras, por ter um material mais nobre, mas os dois materiais são bons", afirmou.


PRANCHA DE SURF
1 - NOSE
2 - STRINGER
3 - RAILS
4 - DECK
5 - TAIL
6 - COMPRIMENTO
7 - LARGURA
8 - ESPESSURA







Fonte: O Radical

0 comentários: