header-photo

Pacífico terá a maior zona de proteção marinha do mundo

Os Estados Unidos estabelecerão o que se pode chamar de a maior área de proteção marinha do mundo ao redor de suas ilhas no Pacífico.

Pesca e exploração comercial serão banidas das zonas protegidas, que incluem as Fossas Marianas – o abismo marítimo mais profundo do mundo – próximo às Filipinas. A nova zona de proteção é maior que a anunciada em 2006 pelos Estados Unidos no Havaí, de 363 mil quilômetros quadrados.

Partes de três arquipélagos desabitados do Oceano Pacífico serão reservadas pelo presidente americano, George Bush, como “monumentos nacionais”, protegidos contra a exploração de petróleo, gás e a pesca. Considerado o maior esforço de preservação ambiental nos oceanos, as três áreas, que totalizam 505.760 quilômetros quadrados, incluem além das fossas, águas e corais ao redor de três ilhas desabitadas nas Ilhas Marianas do Norte, o Atol Rosa em Samoa Americana e sete ilhas encadeadas ao longo do equador no Pacífico.
Cada um desses locais abriga espécies únicas e algumas das formações geológicas mais raras da

Terra – do maior caranguejo terrestre do mundo a um pássaro que incuba os ovos no calor de vulcões submarinos.

Em Pago Pago, na Samoa Americana, o governador territorial Togiola T.A. Tulafono disse que a designação do Atol Rosa como monumento nacional atrairá cientistas ao local. A região abriga árvores gigantescas de 26 metros de altura e é considerada uma zona vital de reprodução para tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Trata-se do menor atol do mundo, com apenas 80 mil metros quadrados de terra.

Pesca esportiva, turismo e pesquisas científicas continuam permitidos nos novos monumentos, e a proteção não entrará em conflito com atividades militares ou com a livre navegação nos mares, disseram fontes da Casa Branca.

Fonte: JB On line

0 comentários: